quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ácido lático e lactose: o que eles têm em comum?

FONTE: http://www.semlactose.com/index.php/2008/09/30/acido-latico-e-lactose-o-que-eles-tem-em-comum/

Escrito por Lucine, do site http://www.semlactose.com/

O tão temido ácido lático ganhou má fama pela origem de seu nome e tem nele seu único elo de ligação à lactose. Devido ao grande número de leitores que nos questionam sobre o ácido lático, os lactatos e outros ingredientes comumente adicionados em alimentos industrilizados, resolvemos abordar o tema e trazer informações que ajudem a todos na hora da compra de seus alimentos.

ORIGEM

O ácido lático foi descoberto em 1780 pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, identificando-o pela primeira vez no leite coalhado. É por este motivo que seu nome possui origem na palavra leite (do latim: lac / lactis). Ele forma-se naturalmente durante a fermentação de alguns alimentos como queijos, iogurtes, molho de soja, entre outros, mas pode também ser produzido sinteticamente. Além disso, o corpo humano também produz ácido lático durante a realização de atividades físicas.

PRODUÇÃO E USO

O ácido lático é usado em uma grande variedade de alimentos como pães, bebidas, carnes, laticínios, entre outros. No entanto, é importante frisar que o ácido lático utilizado pela indústria de alimentos é obtido exclusivamete do açúcar da cana, sendo um produto 100% de origem vegetal, como explica Ricardo Moreira, engenheiro químico da PURAC, a maior produtora mundial de ácido lático para a indústria. “O ácido lático é muito utilizado para aumentar o shelf-life dos produtos, controlar o desenvolvimento de bactérias patogênicas, entre outros usos”, explica Ricardo.

LACTATOS

O lactato de cálcio e o estearoil lactil lactato de cálcio são derivados do ácido lático, e por tanto, ambos também de origem vegetal. O estearoil lactil lactato de cálcio é comumente utilizado como emulsificante em produtos de panificação.

Agora você já sabe: se você tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite e estiver consumindo alimentos com ácido lático ou lactatos, não se preocupe, pois não são eles que estarão prejudicando a sua alimentação.

O Mesmo vale aos veganos!

2 comentários:

  1. Sim, não vem do leite, mas atenção em relação ao consumo destes, que na maioria sao produzidos artificialmente. Um "concervantizinho" faz mal. É sempre bom lembrar que a preferencia deve ser por alimentos frescos. Nos veganos somos muito cobrados em relação a nossa saude, portanto se possivel não como produtos industrializados. Tranquilidade, luz e harmonia

    ResponderExcluir
  2. notei que escrevi errado ali, que a essencia prevaleça. Paz...

    ResponderExcluir